Quantcast
Channel: Viagem Paris » Mapa turístico Paris
Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Museu d’Orsay

$
0
0

O Museu d’Orsay foi o primeiro que visitei em Paris. Várias pessoas disseram-me que o d’Orsay era, inclusive, mais interessante que o Louvre. Fui com minha amiga Ana Gabi. Marcamos em frente ao lugar. O que eu não sabia – e devia saber, no entanto -, é que a frente do Museu d’Orsay é enorme e, obviamente, estava cheio de gente. Talvez devêssemos ter marcado em um ponto mais específico.

Para garantir, entrei na fila do Museu d’Orsay já um tanto receoso de que ela já estivesse na fila ou que estivesse entrado. Eu ainda não havia adquirido um chip para meu celular e, portanto, estávamos sem comunicação. Para minha surpresa, a fila, embora enorme, andava rápido.

A todo tempo eu procurava minha amiga enquanto ouvia trechos de conversas em diversas línguas. Algumas que eu entendia e outras que não. Finalmente, Ana Gabi chegou quando faltava pouco para eu entrar no museu e nos desencontrarmos definitivamente. Tinha vindo de bicicleta, fez um caminho que nunca fizera antes e se perdera.

museu d'orsay 0005
Dá uma sacada na muvuca na frente do Museu d’Orsay

Eu fui a pé, mas antes dei uma olhada no Google Maps para chegar ao Museu d’Orsay a partir de meu hotel. Saca só:


Exibir mapa ampliado

No caminho, encontrei este carro, que é o mesmo modelo que pertence ao personagem Patrick Jane, da série O Mentalista.

Museu d'orsay
É um Citroën DS21 que, por muitos designers, ainda é um dos carros mais bonitos já construídos. Muito embora, diversas pessoas facilmente o achem meio bisonho

O Museu d’Orsay

Não vou tentar reinventar a roda e contar a história do Museu d’Orsay e listar o acervo do Museu d’Orsay pra você. Vou me contentar em dizer que o acervo consiste sobretudo de pinturas de meados do século 18 até o início do século 19, incluindo impressionistas e outros períodos e movimentos dessa época, como a Art Nouveau. Também direi que ele foi construído onde antes funcionava uma estação de trens. A ideia de reaproveitamente de espaços não é uma novidade para os parisienses: a estação foi transformada em museu em 1898, pelo arquiteto Victor Laloux, para a Exposição Universal de 1900 (a mesma que ocasionou a construção da Torre Eiffel). No mais, recomendo a você que visite caso queira ter mais informações:

Não é permitido tirar fotos do acervo do museu. Aliás, nunca vi muita utilidade em tirar fotos de quadros em museu. Fotos de melhor qualidade podem ser vistas em livros ou mesmo na internet. Um museu serve para você contemplar as obras ao vivo e não por intermédio de uma câmera.

No entanto, foi possível registrar a arquitetura do lugar.

museu d'orsay 0003
Acho que você já viu este relógio em algum filme…
museu d'orsay 0004
Minha amiga Gabi com o d’Orsay como cenário
Museu d'Orsay
Eu, atrapalhando a vista para o panoramo do Museu d’Orsay
museu d'orsay 0002
O que você vê do alto do Museu d’Orsay
museu d'orsay 0001
Ana Gabi e o elefantinho do Museu d’Orsay; não consegui descobrir em minha rápida pesquisa de quem são as esculturas de animais em frente ao Museu d’Orsay

 

 

Enhanced by Zemanta

O post Museu d’Orsay apareceu primeiro em Viagem Paris.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 6

Latest Images

Trending Articles





Latest Images